Paper Toy – Video mapping

video
video Info
  • CONCEITO

    Experimento realizado para verificar possibilidade de projeção mapeada em estruturas complexas e em movimento.

    O principal objetivo da projeção mapeada é criar vida para objetos e estruturas estáticas através da luz. Dessa maneira, para que um projeto de video mapping tenha um resultado surpreendente é necessario ter um objeto para ser projetado. Este deve possuir formas e angulos onde seja possível explorar as diversas formas de como a luz irá texturiza-lo. Assim para se tornar um projeto bem definido é necessário trabalhar a imagem, através de texturas, contrastes, cores, movimento, etc; E também a forma, que quanto mais irregular e detalhada possível for, mais bonito o resultado final será.

    Explorar novas formas de ocupar o espaço através de uma obra que está em constante processo de transformação que tem por objetivo inicial trabalhar a luz como objeto de intervenção. É um projeto participativo, onde o espectador pode modificar a sua maneira, sem a interação o projeto não existe. Em sua versão atual o público interage com a projeção através de um microfone, os sons gerados pelo observador serão processados e transformados em reações diversas na imagem. Além disso o público também pode interagir por meio de uma interface gráfica que é compartilhada por uma rede wi-fi local. Para acessar é necessário possuir um smartphone e um navegador mobile compatível.

    Todas as imagens são processadas em tempo real, nunca se repetem, a performance é totalmente dinâmica.

    O espectador deverá ser surpreendido ao perceber que o som do ambiente influência na imagem criando mudanças, dependendo da intensidade, frequência e volume do som.

    A OFICINA

    20 Participantes.

    A oficina possuí duas  partes:

    1°Parte

    Os partipantes são convidados a criarem suas próprias esculturas utilizando a tecnica do papertoy. Utilizando papelão ou papel cartão. Os objetos de papelão montados devem ser grandes o sulficiente e em conjunto irão compor uma instalação, uma grande escutura feita em conjunto. Durante a montagem, os participantes irão ser orientados sobre conceitos e tecnicas do papertoy.

    Duração: 2 horas

    2°Parte

    Mapeamento dos objetos com projeção. Aula teorica ond eos participantes irão vivênciar na pratica o processo de mapeamento de um objeto, além de também serem instruídos sobre softwares e demais tecnicas do que é necessário para se tornar um artista visual.

    Duração: 1 horas

    ORÇAMENTO

    2 dias de oficina cada um com 3 horas de duração.

    valor*: R$2.500,00

    *Está incluso nesse orçamento o custo de material, equipamentos, transporte, hospedagem e demais custos.

    papertoy

    OBSERVAÇÕES

    Projeto de Desenho Técnico extra-currícular criado durante o período de graduação da Faculdade UNESP em Bauru. Desenvolvimento e criação do modelo 3D, sua planificação e montagem. O modelo nas fotos foi criado com papel cartão e cola quente, possuí alguns experimentos de textura com papel machê utilizando folhas de revista. Foi pintado com tinta acrilica branca para servir de base de projeção para criação vídeo mapping.

    Este slideshow necessita de JavaScript.

    Em breve o projeto tutorial para montagem estará disponível para ser baixado.

    Anúncios