ARG-CAÇADA – SESC Bauru – Virada Nerd 2015

video
video Info
  • capa

    Alternate Reality Game (ARG) é um tipo de jogo eletrônico que combina as situações de jogo com a realidade, recorrendo às mídias do mundo real, de modo a fornecer aos jogadores uma experiência interativa.

    Os ARGs são caracterizados por envolver os jogadores nas histórias, encorajando-os a explorar a narrativa, que só vai se desenvolver de acordo com o envolvimento dos participantes, resolvendo os desafios e a interagindo com os personagens da trama. Este tipo de jogos desenvolve-se a partir de sites, e-mails, telefonemas, entre outros meios de comunicação comuns.

    Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

    Vivência realizada durante a Virada Nerd no SESC Bauru nos dias 18 e 19 de Julho de 2015. Gincana de jogo digital que envolve caça ao tesouro, realidade aumentada, interação em tempo real com mídias digitais e  todo universo acerca do conceito de ARG – Alternative Reality Game ou Jogo de Realidade Alternada. Atividade lúdica que ocupará todos os espaços da unidade espalhando pistas, que também estarão disponíveis na internet através de hashtags, pontos geolocalizados, vídeos, fotos, telefones de orelhão, etc; para que os participantes encontrem as peças do jogo. Com um telão central que pode estar na sala de internet os participantes após encontrarem todas as 9 peças devem montar um quebra-cabeça virtual através da realidade aumentada. O público alvo dessa atividade envolve desde crianças até idosos. Todos podem se envolver e  ajudar a encontrar as peças. As pistas para encontrar essas peças estarão tanto na internet como também em cartazes e stickers imantados espalhados pela unidade.

    » ENREDO

    O cientista Dr.ZigFrid construiu uma máquina para viajar no tempo, só não imaginava o infortúnio que teria sua viagem. Preso no futuro e com a máquina quebrada vai precisar da ajuda dos participantes do jogo para poder voltar ao presente são e salvo. O  braço direito de ZigFrid, Professor Enigma, faz parte da equipe e ajuda os jogadores a decifrarem as pistas e conquistarem as QR-Tag’s necessárias para conclusão da gincana onde a “plataforma” de jogo mistura tanto a realidade do espaço físico e o mundo virtual. O Professor Enigma conseguiu voltar do futuro só que apenas como forma digital. Como se fosse um programa de computador, ele é um personagem virtual que consegue acessar qualquer coisa na internet. E através do chat e também por posts espalhados nas redes sociais dá dicas de onde as peças se encontram.

    O objetivo do jogo é achar as peças que foram deixadas pelo Dr. ZigFrid antes de viajar para o futuro, por precaução. São diferentes partes que juntas constroem o neutralizador de partículas, peça chave para restaurar a máquina do tempo presa no ano 2515. Os jogadores precisam achar e montar o quebra-cabeça com as 9 peças escondidas.

    Concepção: DekWilde, Gustavo Nogueira e Carlito Moreira