Um Velho Ser – SESC SP

video
video Info

  • Instalação Participativa

    Criada especialmente para o dia internacional do Idoso no dia 15 de junho.

    Exposta nas unidades SESC Pinheiros e SESC Araraquara durante os dias 13 a 30 de junho de 2015. 

    E também no SESC Campinas durante os dias 13 a 19 de Junho de 2015.

    Ao registrar sua imagem num aplicativo o público poderá acompanhar numa projeção o seu processo e envelhecimento. Com a transformação da imagem, trechos de poemas instigam a reflexão sobre a alteridade e velhice.

    Trilha sonora original criada por Alexandre Guerra, compositor especializado em trilhas sonoras. Formou-se bacharel em composição para cinema na faculdade americana Berklee College of Music. Produziu centenas de trilhas sonoras ao lado de diretores como Jayme Monjardim, Cao Hamburguer, Sérgio Machado, destacando-se os longas-metragens “O Tempo e o Vento”, “Heliópolis”, “Bodas de Papel” e “Brasil Animado”, o primeiro longa 3D brasileiro, além de premiados documentários como “Quem se importa?” e seleção de textos de: Edson Cruz.

    Concepção: SESC-SP e DekWilde

    Suporte Técnico: Carlito Moreira

    Mecânica

    Através de um iPad com um aplicativo iOS 8.3 instalado e desenvolvido especialmente para o projeto. Com o iPad conectado pelo wi-fi com um mac-mini responsável por projetar as imagens, o usuário tira sua foto pelo tablet e este envia a foto para o computador que processa a imagem e gera o envelhecimento. Após o termino do processamento uma animação com a progressão do envelhecimento acontece na projeção, enquanto o usuário pelo ipad escuta a trilha sonoro.